Entenda como funciona o processamento da alimentação. O alimento ao ser mastigado e umedecido pela saliva segue para a faringe e esôfago, chegando ao estômago.

Ali, ele é amassado, misturado e umedecido pelo suco gástrico, num processo de transformação, que além de física, ao ser triturado, o alimento sofre a ação das enzimas que quebram as moléculas e o prepara para ser absorvido pelo intestino delgado. No intestino delgado, ele já passou por diversos processos e agora vai liberar os nutrientes que vão para a corrente sanguínea graças aos vasos presentes nas paredes do intestino. O que não é absorvido segue para o intestino grosso onde será eliminado, através das fezes.

Graças ao fato da absorção dos nutrientes realizada no intestino delgado, e metabolizados pelo organismo, temos energia para nos manter vivos. Já o intestino grosso, ou cólon, não é totalmente indispensável à vida. Ele funciona mais como um órgão que tem uma importância social, por realizar o aporte do resíduo fecal e permitir sua eliminação no momento oportuno.

Dito isto, é preciso lembrar que o consumo de fibras é fundamental para o bom funcionamento do intestino. O ideal é ingerir pelo menos 5 porções de frutas, legumes e verduras. Consuma salada crua no almoço e jantar, inclua frutas como mamão, ameixa, kiwi, abacaxi e pera, elas tem uma função laxativa. O consumo de alimentos probióticos (servem de alimento para as boas bactérias intestinais). Já os produtos probióticos devem ser consumidos com orientação profissional, de forma individualizada. Além disto, a chicória, a batata yacon, a alcachofra, a banana e a cebola, entre outros, podem ajudar e muito no bom funcionamento intestinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.