Infarto do intestino

O infarto intestinal também conhecido como isquemia mesentérica, ocorre quando um trombo (coágulo de sangue) se desprende e entope uma artéria que leva sangue diretamente para o intestino comprometendo a irrigação do sangue com oxigênio nessa região.

Geralmente esse coágulo para na artéria mesentérica superior que atua na irrigação de todo o intestino delgado (fino) e parte do intestino grosso.

Além disso, um trombo de gordura pode se desenvolver dentro da própria artéria mesentérica superior e acarretar um problema crônico de baixo fluxo sanguíneo ou um problema agudo de obstrução total.

Os sintomas desse infarto podem aparecer de forma gradual ou repentina e entre os principais estão: dor abdominal súbita e de forte intensidade, náuseas, febre, sangue nas fezes e a diarreia.

O diagnóstico precoce ajuda na prevenção da necrose (morte) do tecido intestinal, pois se isso ocorrer a taxa de mortalidade pode chegar a 90%.

É sempre importante ressaltar que a qualquer indício da doença, é indispensável procurar o médico para realizar o diagnóstico e caso seja confirmado, indicar o melhor tratamento para cada caso.