O diagnóstico precoce de qualquer doença pode salvar uma vida e da doença inflamatória intestinal pode fazer toda a diferença!
⠀
Quanto antes o paciente souber qual o problema, mais rápido poderá iniciar um tratamento adequado.
⠀
O médico, além de colher a historia da doença atual, examinará o seu histórico familiar, fará um exame físico e solicitará diversos exames, tais como:
Exames de sangue
Para identificar se há inflamações no intestino, anemia, avaliar a função hepática e renal, além de fornecer pistas sobre como você reagiria a determinados medicamentos.
⠀
Exames de fezes
Aqui conseguimos um diagnóstico com um diferencial, para garantir que seus sintomas não estão sendo causados por microorganismos como bactérias e parasitas.
⠀
Colonoscopia
É um exame endoscópico em que um tubo longo, fino e flexível com uma câmera na ponta. O médico poderá enxergar sua mucosa intestinal e identificar a localização e grau de inflamação.
⠀
Biópsia
Durante a colonoscopia, o médico poderá extrair uma pequena amostra do tecido intestinal, que será analisada sob o microscópio para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.
⠀
A partir de todos os resultados o médico conseguirá chegar a uma conclusão, todo esse processo pode levar um tempo, mas, no final, você terá um diagnóstico correto e um plano de tratamento que pode melhorar muito sua qualidade de vida.