A importância de entendermos a saúde do intestino

A maioria das pessoas não fazem ideia, mas o intestino é muito importante em relação a saúde do organismo como um todo. A função do microbioma que envolve bactérias, fungos, vírus e leveduras que moram dentro do intestino, é um dos principais destaques.

Confira os principais benefícios de ter e manter um intestino saudável:

  • Ajuda na produção de vitaminas como: a vitamina A e algumas vitaminas do complexo B e para que essa produção ocorra as bactérias são essenciais. As vitaminas são fontes fundamentais em diversas vias metabólicas, quando de algum modo há deficiência, acontece complicações metabólicas e essas dificultam o emagrecimento, aumentam o risco de doenças cardiovasculares e acarretam doenças autoimunes como, câncer, depressão, alzheimer, parkinson, etc. Ou seja, são várias as consequências.

  • Contribui para o bom funcionamento do cérebro. Isso mesmo, pois o triptofano que é um aminoácido usado pelo cérebro na produção de diversos neurotransmissores, sendo um deles a serotonina, está sintetizado em cerca de 90% no intestino. Uma das principais causas bioquímicas relacionadas com a ansiedade e a depressão é a redução da produção da serotonina. Então, por essa e outras razões, o intestino é tão fundamental para a saúde do cérebro.

  • Cuidado com o sistema imunológico. Aproximadamente, são produzidas no intestino 70% das imunoglobulinas presentes no corpo, da mesma maneira que as proteínas de defesa. Por isso, geralmente quem não tem um intestino saudável, consequentemente tem uma imunidade mais frágil. Por exemplo, pessoas com diarreia, distensão abdominal com muitos gases, eructação (arrotos frequentes), doença do refluxo, doença celíaca ou outros tipos de doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa ou Doença de Crohn. Além disso, alguns estudos apontaram que a constipação é um dos sintomas precoces da Doença de Parkinson e que um dos principais fatores para doenças autoimunes é a alteração da microbiota intestinal.