É a inflamação dos divertículos que aparecem no intestino grosso. Com a idade, podem surgir vários deles no intestino e a pessoa pode ter de conviver com eles. Ainda não se sabe a razão, mas, eles podem inflamar e causar a chamada diverticulite. O tratamento é clínico, e eventualmente, cirúrgico. Há alguns anos era recomendado que o consumo de sementes fosse restringido, mas foi liberado, pois não há risco de inflamar os divertículos. Para quem já os tem inflamado, no entanto, é orientada uma dieta específica. Fala-se em diverticulite quando ocorre inflamação ou infecção de um ou mais divertículos, geralmente em uma região denominada cólon sigmoide, que fica no canto inferior esquerdo do abdômen. Esse processo inflamatório ocorre repentinamente e dura alguns dias, geralmente não mais de uma semana. Há vários graus de intensidade, sendo que a maioria é de leve intensidade e pode ser tratada sem internação, mas com cuidados especiais, como repouso, dieta leve e antibióticos.
Há muita confusão com a terminologia. Muitas pessoas portadoras de divertículos assintomáticos referem que tem diverticulite. Na realidade esta é uma infecção/inflamação temporária, que dura apenas alguns dias.
Mais de 80% das pessoas que tem divertículos, nunca sentirão absolutamente nada. Apenas um grupo de 20% do total, pode eventualmente ter algum sintoma e apenas 5% deste grupo é que terá a diverticulite, propriamente dita. Atualmente existe tratamento
preventivo para as pessoas que tem sintomas devido aos divertículos e cerca de 90 % delas ficam sem sintomas.